"CONTRIBUIÇÕES DA ANIMAÇÃO BOB ESPONJA CALÇA QUADRADA PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS".
Ensino de Biologia, atividades planejadas, Sequência didática, desenho animado em sala de aula, afetividade, Biologia marinha
As Gerações Z e Alpha, nascidas na era digital apresentam um perfil diferente das gerações anteriores: são mais imediatistas, ansiosas e requerem respostas mais rápidas. Por isso, captar e manter seu interesse requer estratégias diferenciadas, principalmente no ensino de ciências e no de Biologia, foco desse trabalho. Assim, optou-se por promover o aprendizado dos alunos da 2ª série do Ensino Médio tendo como facilitador a animação Bob Esponja Calça Quadrada, considerando-o como elemento do cotidiano do aluno e dotado de apelo emocional e, com base nessa premissa, desenvolver uma sequência didática investigativa com a finalidade de dar ao aluno condições de utilizar o conhecimento prévio para gerar novos conhecimentos, ter ideias próprias e poder discuti-las com colegas e professores, passando do conhecimento espontâneo ao conhecimento científico, compreender as condições em que o conhecimento foi construído ao longo das gerações anteriores. A sequência elaborada foi constituída de duas etapas empregando atividades práticas simples e uso de imagens na forma de baralho para dar ludicidade e promover o interesse do aluno, em alternativa as aulas expositivas de Zoologia sobre invertebrados.