Explorando Salas de Fuga (escape room) para o Ensino da Genética: Potencialidades e Aplicações
Metodologias ativas; Escape room pedagógico; Ensino de genética; Engajamento estudantil
O ensino de Biologia, especialmente no que se refere à Genética, enfrenta desafios significativos relacionados ao uso de metodologias tradicionais centradas na memorização, com pouca contextualização prática e engajamento por parte dos estudantes. Diante desse cenário, este trabalho propõe o uso do escape room pedagógico como uma estratégia inovadora de ensino, alinhada às metodologias ativas, que promovem a aprendizagem significativa, o pensamento crítico, a autonomia e o protagonismo estudantil. A proposta visa trazer novidades ao processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico, contextualizado e compatível com as demandas contemporâneas da educação básica. O objetivo principal foi investigar o potencial do escape room como ferramenta didática no ensino de Genética para o Ensino Médio, com foco nos conteúdos mais frequentemente abordados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, desenvolvida em etapas: (1) definição dos conceitos-chave da Genética a serem abordados; (2) revisão bibliográfica sobre o uso de metodologias ativas, em especial o escape room, no contexto educacional; (3) elaboração de uma cartilha sobre produção de escape rooms pedagógicos; e (4) elaboração de três propostas didáticas baseadas em escape rooms pedagógicos. Os roteiros foram estruturados a partir de situações-problema, enigmas, pistas, experimentos e interpretação de textos, integrando conteúdo da Genética com elementos lúdicos e interativos, que buscam fomentar o engajamento e a aprendizagem dos estudantes de forma colaborativa e prática. O material produzido pode ser utilizado tanto em formato digital quanto impresso, de acordo com a realidade e os recursos disponíveis nas escolas. Como produtos educacionais, este trabalho apresenta uma cartilha metodológica com orientações para a elaboração de escape rooms aplicáveis a diversos conteúdos de Biologia, além de três roteiros prontos voltados ao ensino da Genética. A utilização do escape room como metodologia ativa representa uma alternativa viável na busca da superação dos desafios do ensino tradicional, contribuindo para a formação de estudantes mais críticos, autônomos e preparados para lidar com questões científicas no cotidiano. Espera-se que esse tipo de abordagem aumente o interesse dos estudantes, melhore a compreensão dos conteúdos e traga uma maior conexão entre teoria e prática.