"Utilização da metodologia da problematização no ensino e aprendizagem do sistema reprodutor masculino no ensino médio."
Ensino de Biologia. Ensino por Investigação. Metodologia da Problematização.
O ensino de Biologia possui muitos desafios, sendo um deles a forma como tradicionalmente tem sido ofertada, com os alunos em uma posição passiva no processo de ensino e aprendizagem e memorizando conteúdo, extenso, complexo e muitas vezes sem vínculo com a realidade dos estudantes. A abordagem de ensino investigativo propõe uma inversão dessa lógica, com os estudantes sendo convidados a participar da construção do conhecimento. Neste trabalho, por meio de uma abordagem investigativa propomos a elaboração, aplicação e avaliação de sequências didáticas sobre o sistema reprodutor masculino utilizando como metodologia, a da problematização. A motivação dos estudantes com a aplicação das sequências será avaliada por questionário adaptado a de escala de percepção validada, sendo os dados submetidos a análise estatística descritiva. Também será realizada análise de conteúdo de respostas discursivas dos estudantes nas atividades das sequências, assim como críticas e sugestões que contribuirão para seu aperfeiçoamento. Espera-se incentivar o protagonismo dos alunos na construção de conhecimentos que dialoguem com sua realidade.