Banca de DEFESA: Pattrycia Reis dos Santos Teles

DISCENTE : Pattrycia Reis dos Santos Teles
DATA : 28/03/2024
LOCAL: Plataforma Teams

"SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DO CERRADO EM AULAS DE BIOLOGIA".

Bioma, Fitofisionomias, Ensino por Investigação, Abordagens diversificadas, Vídeos.

Este estudo tem como objetivo fazer uso de vídeos e outros recursos para o ensino do bioma Cerrado durante aulas de Biologia no Ensino Médio por meio da elaboração de um Guia Didático, na forma de Sequência Didática promovendo um ensino investigativo como um recurso educacional para auxiliar os professores na abordagem do Cerrado. Devido à abordagem fragmentada, e superficial do conteúdo Cerrado nos materiais didáticos no Ensino Médio em aulas de Biologia foi elaborado o Guia Didático. A utilização de vídeos tem desempenhado renovação das práticas dos professores de Biologia, despertando o interesse e engajamento dos alunos. A Sequência Didática aqui elaborada é composta de aulas e atividades investigativas, oferecendo orientações aos professores e recursos para serem aplicados com os alunos em aulas de Biologia. Houve uma seleção criteriosa de materiais para serem utilizados em sala de aula visando explorar diferentes aspectos relacionados às características do Cerrado, suas formações vegetais, características, e sua preservação e conservação. Onde é esperado com a execução da Sequência Didática exista a transmissão de conhecimentos sobre o Cerrado para os estudantes do Ensino Médio. Agradecimentos ao PROFBIO-UNB e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Presidente - 1122556 - MARIA FERNANDA NINCE FERREIRA
Interna - 6377635 - MARIA JULIA MARTINS SILVA
Externa à Instituição - SULA SALANI MOTA - IFB
Externo ao Programa - 1005711 - THIAGO DIAS TROMBETA - null