Banca de DEFESA: Janaina Queiroz Bonfim

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Janaina Queiroz Bonfim
DATA : 28/03/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Plataforma Teams
TÍTULO:

"Puberdade e adolescência em alunos do Ensino Médio: reflexões com o uso de uma Sequência Didática Investigativa".


PALAVRAS-CHAVES:

Prevenção ao suicídio. Ensino com empatia. Ensino contextualizado. Ensino por Investigação. Saúde mental na adolescência.


PÁGINAS: 66
RESUMO:

A violência autoprovocada na infância e na adolescência é algo que tem crescido no Brasil e no mundo e nos traz um alerta sobre a importância da saúde mental para todos nós e principalmente para os humanos em desenvolvimento, crianças e adolescentes. Comportamentos autolesivos, ideação suicida, crises de pânico, depressão e ansiedade estão cada vez mais presentes na vida de crianças e adolescentes e mesmo sendo um problema social e multifatorial, é necessário que família, escola e sociedade se informem e se envolvam para promover a saúde mental de crianças e adolescentes, a fim de mostrar a elas que vale a pena viver. Este trabalho teve como objetivo utilizar uma sequência didática de abordagem investigativa com 90 estudantes do Ensino Médio, para tratar temas de Puberdade e Adolescência. A metodologia utilizada consistiu em uma Sequência Didática Investigativa dividida em 4 aulas de Biologia consecutivas com questões abertas e discursivas que levassem a reflexão dos adolescentes a respeito desse período de transformações, de maneira que eles compreendessem a importância da sua saúde emocional e mental. Além disso, foi apresentado aos alunos um questionário final avaliativo para analisar qual foi a percepção dos estudantes sobre a sequência didática aplicada. De acordo com os resultados obtidos, pode-se observar que os estudantes gostaram muito da sequência didática, no entanto, suas respostas demonstram a necessidade de enfatizar o diálogo dentro da família e no ambiente escolar sobre as principais questões que os adolescentes enfrentam nessa etapa tão única e desafiadora de suas vidas, de forma que os adultos possam apoiar e acolher esses jovens da melhor forma. Nesse contexto, concluise que a SDI é um produto educacional viável e aplicável dentro da escola, podendo contribuir para um melhor entendimento dos estudantes, bem como suas particularidades, a fim de promover um ambiente mais compreensivo e de mais respeito e acolhimento para as crianças e adolescentes.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 3695661 - ALICE MELO RIBEIRO
Presidente - 3263789 - FERNANDA PAULINI
Externa à Instituição - Lays Cherobim Parolin - PUCPR
Interna - 1153038 - SILVIENE FABIANA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 06/03/2024 12:29
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app42_Prod.sigaa36