Banca de DEFESA: PATRICIA RODRIGUES PEREIRA

DISCENTE : PATRICIA RODRIGUES PEREIRA
DATA : 28/03/2024
LOCAL: Plataforma Teams

"CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVASOBREPRÁTICAS AGROECOLÓGICAS SUSTENTÁVEIS".

Abordagem Investigativa; Práticas Agroecológias; Brazlândia; Proatividade;Protagonismo

O processo de ensino-aprendizagem utilizando o quadro e o pincel temficadocadavezmaisobsoleto, e por isso faz se necessário o uso de novas formas de ensinar e aprender. Esteprojetotem como intuito construir uma sequência didática investigativa e orientadorasobrepráticasagroecológicas saudáveis e sustentáveis, abordando conteúdos de agroecologiaparaoensinomédio, tendo como base uma escola inserida na região administrativa de Brazlãndia, local destaquena produção de alimentos in natura. No decorrer da realização do mesmo serãoselecionadaseutilizadas práticas agroecológicas sustentáveis, relevante com a realidade dos alunos, estimulandoos alunos a construir e ampliar seus conhecimentos sobre Agroecologia. Alémdeconterdicas,receitas, fórmulas e conhecimentos sobre produção de alimentos, saúde e sustentabilidade.Aabordagem investigativa levará os alunos a estudarem pesquisando durante o usodasequência,podendo ser um verdadeiro aliado no processo de ensino-aprendizagem. Por setratar deumaescola que está inserida em uma região produtora de alimentos, sabemos quemuitosdosestudantes vivenciam essas práticas no seu dia a dia e por isso é tão importanteparatodacomunidade e para a nossa escola um trabalho construído com a participação deles apartir desuaspróprias experiência na escola testando e refletindo sobre o conteúdos e as experiênciasobtidos,colocando em prática a sua proatividade e protagonismo. Assim, espera-se quenodecorrerdodesenvolvimento desse trabalho o aluno envolvido se torne um ser mais crítico, conscienteepraticante dos conhecimentos adquiridos a respeito dos preceitos agroecológios, saibatambémrelacioná-los a comunidade no qual está inserido, disseminando importantes ideiasdecomoproduzir alimentos de forma saudável e sustentável na região de Brazlândia.

Presidente - 1122556 - MARIA FERNANDA NINCE FERREIRA
Interna - 6377635 - MARIA JULIA MARTINS SILVA
Externa à Instituição - SULA SALANI MOTA - IFB
Externo ao Programa - 1005711 - THIAGO DIAS TROMBETA - null