Banca de DEFESA: Janaina Mota de Oliveira

DISCENTE : Janaina Mota de Oliveira
DATA : 15/03/2024
LOCAL: Plataforma Teams

"Utilização da metodologia da problematização no ensino e aprendizagem do sistema reprodutor masculino no ensino médio".

Ensino de Biologia. Ensino por Investigação. Sequências Didáticas.

O ensino de Biologia possui muitos desafios, sendo um deles a forma como tradicionalmente tem sido ofertada, com a memorização de conteúdo, complexo e geralmente ofertado de modo expositivo e não integrado. Nesse contexto, os estudantes assumem posição passiva e não crítica, não aplicando o conteúdo apreendido à sua realidade. Nesse trabalho, propomos a elaboração de sequências didáticas utilizando a abordagem de ensino investigativo e a metodologia da problematização. O assunto escolhido foi o sistema reprodutor masculino e os alunos são convidados a participar do processo de construção do conhecimento, desde a formulação de hipóteses para resolução de uma situação problema até o estudo investigativo e elaboração de novas hipóteses, a partir do conhecimento agregado. As sequências foram elaboradas, aplicadas e avaliadas e poderão ser aplicadas por outros professores em outros contextos escolares, sempre com vistas a aprendizagem significativa dos alunos e sua interlocução com a realidade. A percepção de motivação dos estudantes com a aplicação das sequências foi avaliada por questionário adaptado a de escala de percepção validada, cujas respostas, em escala Likert foram apresentadas por meio de frequências percentuais. Também foi realizada análise de conteúdo das hipóteses iniciais e finais formuladas para as situações problema, assim como às críticas e sugestões dadas ao projeto. Assim, buscamos neste trabalho, incentivar o protagonismo dos alunos na construção de conhecimentos que dialoguem com sua realidade.

Interna - 3695661 - ALICE MELO RIBEIRO
Externa à Instituição - CAMILA REGINA DO VALE - IF Goiano
Interna - 3263789 - FERNANDA PAULINI
Presidente - 404551 - SILENE DE PAULINO LOZZI