Banca de DEFESA: Silvia Eleticia Diniz Rodolfo

DISCENTE : Silvia Eleticia Diniz Rodolfo
DATA : 15/03/2024
LOCAL: Plataforma Teams

"O ENSINO INVESTIGATIVO COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM GUIA PARA O ESTUDO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO".

Ensino investigativo. Análise de conteúdo. Ensino de anatomia e fisiologia humana no ensino médio.

Historicamente, o ensino de Biologia apresenta diversos desafios em relação às metodologias aplicadas em sala de aula. Muitas vezes, o estudo de conceitos e fenômenos biológicos complexos é abordado de forma fragmentada, o que dificulta o aprendizado dos estudantes. Uma abordagem e metodologias que estimulem a autonomia e protagonismo dos estudantes na resolução de problemas permite que o indivíduo seja capaz de aplicar os saberes obtidos em seu cotidiano e construir novos conhecimentos, aplicando-os à realidade em que vive. Pensando nisso, propomos a elaboração de um guia de estudos contendo sequências didáticas sobre processos morfofisiológicos com ênfase no sistema cardiovascular sanguíneo humano, com vistas àsua integração com outros sistemas orgânicos. Essa proposta visa, por meio de uma abordagem de estudo investigativo e utilização da metodologia da problematização, o desenvolvimento de atividades que fomentem a capacidade de reflexão e construção do conhecimento, o que foi feito com a elaboração, aplicação e avaliação de duas sequências didáticas investigativas.As sequências foram aplicadas em uma turma do 2.º ano da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral EEMTI José Valdo Ribeiro Ramos. No Guia para o Estudo de Biologia no Ensino Médio, produto deste trabalho, há instruções e detalhes para a aplicação das sequências pelos professores e material específico para os estudantes. Em cada sequência é apresentada uma situação problema e fornecido material de apoio à investigação, com campo de registro de hipóteses dos estudantes. Também foi aplicado um questionário, para avaliar a percepção de motivação dos alunos ao realizar as atividades, assim como coleta de críticas e sugestões. Hipóteses iniciais, finais, críticas e sugestões foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados mostraram o cumprimento dos objetivos propostos e relevância do produto no apoio ao processo de ensino e aprendizagem do conteúdo abordado.

Externa à Instituição - RAQUEL SALES MIRANDA - UFC
Externa à Instituição - INEZ REPTTON DIAS - UFU
Interna - 1122556 - MARIA FERNANDA NINCE FERREIRA
Presidente - 404551 - SILENE DE PAULINO LOZZI