Banca de DEFESA: Ingrid Bleidão Athayde

DISCENTE : Ingrid Bleidão Athayde
DATA : 26/03/2024
LOCAL: Teams

" BIOMAS E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS: uma proposta de ensino para o Ensino Médio por meio da abordagem investigativa".

biomas brasileiros; impactos ambientais; sequência didática; abordagem investigativa; conscientização ambiental; Diagrama de Ishikawa.

O ensino de ecologia é interdisciplinar e demanda dos alunos conhecimentos de outras áreas da Biologia. Porém, devido ao tempo escasso e ao compromisso de encerrar o bimestre, o professor não consegue abordar o conteúdo de forma completa e contextualizada para o estudante. Como consequência, o aluno fica desmotivado e não dá a devida importância aos assuntos referentes ao meio ambiente. Em virtude disso, este projeto propõe uma sequência didática investigativa (SDI), de modo que o professor consiga abordar os conteúdos mais relevantes da Biologia de maneira dinâmica. Esse produto educacional (SD) permite que o discente participe das atividades de forma ativa e que possa relacionar os aspectos biológicos com o seu cotidiano. Dessa forma, o aprendizado do conteúdo torna-se instigante e o estudante passa a buscar informações que lhe interessam de modo autônomo. Durante a pesquisa, os estudantes constroem modelos de biomas brasileiros com figuras da fauna e flora de acordo com seus conhecimentos prévios; analisa notícias de plantas e animais sobreviventes em ambientes desfavoráveis; buscam, por notícias, impactos ambientais que ocorrem no mundo e registram impactos encontrados no entorno de sua cidade. Além disso, elaboram o Diagrama de Ishikawa, o qual permite a identificação de causas e subcausas dos impactos ambientais de modo hierarquizado. Os estudantes também encenam um júri-simulado de um “tribunal”, desenvolvendo habilidades cognitivas de raciocínio rápido e capacidade de convencimento. Por meio desta pesquisa, pretende-se que o aluno desenvolva um senso crítico, e, consequentemente, conscientize outras pessoas pela bagagem de conhecimentos que adquire. O envolvimento dos alunos acontece quando há a vontade da descoberta, o que forma cidadãos independentes, participativos e solucionadores de problemas.

Interno - 1183117 - MARCOS ANTONIO DOS SANTOS SILVA FERRAZ
Interna - 1122556 - MARIA FERNANDA NINCE FERREIRA
Presidente - 6377635 - MARIA JULIA MARTINS SILVA
Externa à Instituição - SULA SALANI MOTA - IFB