Banca de DEFESA: Lusmar Gomes de Oliveira dos Anjos

DISCENTE : Lusmar Gomes de Oliveira dos Anjos
DATA : 27/03/2024
LOCAL: Videoconferência

"Ensino do sistema nervoso sensitivo através de metodologia investigativa: uma análise sobre o ensino por investigação no ensino de Biologia".

Sistema Nervoso Sensorial, sentido da dor, ensino de Biologia, ensino por investigação, sequência didática.

O presente trabalho buscou associar a metodologia de ensino por investigação com o tema sobre constituição e funcionamento do sistema nervoso sensitivo. O ensino por investigação foi utilizado para propor uma metodologia de ensino alternativa e capaz de despertar o interesse dos estudantes junto com o conhecimento do sistema nervoso, que, por muitas vezes, é considerado extenso e complexo de entender. A pesquisa foi desenvolvida com uma abordagem do tipo qualitativa e buscou a análise do desenvolvimento dos estudantes durante uma sequência didática investigativa sobre como funciona a interpretação do sentido da dor pelo sistema nervoso. Inicialmente, foi proposto um questionário a fim de coletar as concepções iniciais dos estudantes sobre o ensino por investigação em aulas de Biologia, depois foi desenvolvida uma sequência didática investigativa onde foram propostas questões problemas aos estudantes, que levantaram hipóteses para essas questões, posteriormente, os estudantes realizaram pesquisas a fim de comprovarem suas hipóteses. Ao final, foi pedido aos estudantes para desenvolverem uma forma de divulgação de todo o processo realizado por eles durante a pesquisa. A coleta dos dados da pesquisa foi feita através de diário de bordo e para a análise foi utilizada a técnica de Bardin. Foi possível observar que a sequência didática utilizando o ensino por investigação obteve êxito em fazer com que os estudantes produzissem conhecimento sobre o funcionamento do sentido da dor, também foi possível observar que é necessário que o sistema de ensino tenha uma atenção maior com essa temática tão importante no cotidiano das pessoas.

Presidente - 3695661 - ALICE MELO RIBEIRO
Interna - 1321961 - CRISTIANE RODRIGUES MENEZES RUSSO
Externa à Instituição - DEISE BARRETO DIAS - IFB
Interno - 1183117 - MARCOS ANTONIO DOS SANTOS SILVA FERRAZ