Banca de DEFESA: Marianna Carrijo Alves Madureira Valentin

DISCENTE : Marianna Carrijo Alves Madureira Valentin
DATA : 20/07/2022

MOTIVAÇÃO E PERCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO APÓS ABORDAGEM DE HELMINTÍASES EM AULA EXPOSITIVA E MÉTODO ATIVO INSTRUÇÃO POR PARES

Ensino investigativo. Ensino de Biologia. Método ativo. Helmintíases.

O desinteresse e a desmotivação dos estudantes prejudicam o ensino e a aprendizagem e constituem desafios enfrentados pelos professores na atualidade. No ensino médio brasileiro, o método da aula expositiva dialogada é o mais utilizado para o ensino de Biologia, mesmo diante de muitos questionamentos sobre a sua efetividade e limitações, uma vez que a simples exposição dos conteúdos estimula a passividade e a individualidade do estudante. Neste contexto, os métodos ativos de ensino e aprendizagem são apontados como estratégias promissoras para o desenvolvimento da autonomia, da proatividade, do senso crítico e do trabalho colaborativo entre os alunos. Esta pesquisa teve como objetivo comparar a motivação e a percepção da aprendizagem de 108 estudantes da terceira série do ensino médio do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Mansões Paraíso, na cidade de Aparecida de Goiânia, GO, submetidos à aula expositiva e ao método ativo de Instrução por Pares/IpP. Na primeira etapa do estudo foi abordado o tema “Helmintíases – esquistossomose, teníase e cisticercose” por meio de aula expositiva dialogada; na segunda etapa foi abordado o tema “Helmintíases – ascaridíase, ancilostomose, filariose e oxiuríase” por meio do método ativo IpP. Todos os estudantes participaram das duas etapas, porém 50% responderam ao questionário sobre motivação e percepção da aprendizagem após a aula expositiva dialogada e os outros 50% responderam ao mesmo questionário após o método IpP. Os dados foram comparados por meio do teste Exato de Fischer (95% IC). Nos resultados não foram observadas diferenças significativas quanto à motivação ao aprender. No entanto, quanto à percepção de aprendizagem os estudantes sentiram-se mais seguros no método IpP. Concluímos que a aplicação do método IpP no ensino de Biologia não foi prejudicada em comparação ao método expositivo. Acreditamos que o método expositivo de forma dialogada e os métodos ativos, em particular o IpP, podem valorizar as diferentes formas de aprender, envolvendo o estudante em seu processo de aprendizagem.

Externa à Instituição - ANA MARIA LEOPERCIO PONTE - UFC
Interno - 2335007 - JOAO PAULO CUNHA DE MENEZES
Presidente - 2733012 - JOSE EDUARDO BARONEZA
Interna - 1153038 - SILVIENE FABIANA DE OLIVEIRA