Banca de DEFESA: Leonardo Carlos de Oliveira Pinto

DISCENTE : Leonardo Carlos de Oliveira Pinto
DATA : 26/08/2022
LOCAL: Videoconferência

"USO DE JOGOS SOBRE MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS COMO BIOINDICADORES DE QUALIDADE DA ÁGUA NO ENSINO DE BIOLOGIA"

jogos pedagógicos; ensino investigativo; bentos; invertebrados; indicadores bióticos; bioindicadores ambientais.

O conhecimento científico está sendo popularizado na sociedade contemporânea como resultado do desenvolvimento tecnológico e científico, obtido nas últimas décadas. Com a incorporação desses conhecimentos ao cotidiano social surge a necessidade de conhecer e compreender conceitos acadêmicos e empregá-los na resolução de problemas. Para desempenhar essa importante função, o ensino investigativo em Biologia requer práticas pedagógicas que despertem o interesse, a curiosidade, a participação e a autonomia dos estudantes, de forma prazerosa e que estejam contextualizadas com suas vivências. Os estudantesse deparam com várias situações problema envolvendo, direta ou indiretamente, os recursos naturais e na maioria das vezes não despertam o interesse em propor e executar possíveis soluções. Essa temática apresenta grande complexidade e são abordados, geralmente, pelas escolas por meio de práticas de ensino tradicionais que não instigam a participação dos estudantes.Perante a necessidade dediversificar as estratégias de ensino em Biologia, o projeto objetivou produzir jogos pedagógicos e aplicá-los como subsídio de percepção da aprendizagem dos estudantes sobre macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores de qualidade de água. Foi desenvolvido com 28 estudantes da terceira série do Ensino Médio do Centro deEnsino em Período Integral Osório Raimundo deLima, situado no município de Iporá – GO. Sua prática metodológica consiste em pesquisa bibliográfica, produção e utilização de jogos pedagógicos e obtenção de dados por meio da aplicação de um questionário. Como resultado final foram desenvolvidos materiais didáticos concretos na forma de jogos, com diferentes regras e design, como resultado da utilização de metodologias ativas, da sequência didática e consequentemente aquisição dos objetivos esperados.

Interno - 1183117 - MARCOS ANTONIO DOS SANTOS SILVA FERRAZ
Interna - 1122556 - MARIA FERNANDA NINCE FERREIRA
Presidente - 6377635 - MARIA JULIA MARTINS SILVA
Externa à Instituição - NURIT RACHEL BENSUSAN