Banca de DEFESA: Idelma Lopes da Costa

DISCENTE : Idelma Lopes da Costa
DATA : 29/08/2022
LOCAL: videoconferência

"MOLUSCO INVASOR GIGANTE AFRICANO (ACHATINA FULICA BOWDICH, 1822): UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA"

Achatina fulica, Sequência didática investigativa, Bioinvasão.

Temas atuais e de relevância no cotidiano do aluno, quando incorporados as discussões na sala de aula, costumam envolver o estudante no processo pedagógico, facilitando a prática docente e a aquisição do conhecimento.O ensino investigativo, uma abordagem didática baseada no questionamento, na resolução de problemas e na comunicação usando os processos da investigação científica cumpre o papel de tornar o ensinoumaprática bem-sucedida.Subsidiado nanecessidade de usar estratégias eficazes no Ensino de Biologia o presente projeto, teve como principal objetivo criar uma sequência didática para abordar temas como Moluscos e Bioinvasão na disciplina de Biologia, utilizando um modelo vivo, o caramujo gigante africano (Achatina fulica). O projeto, elaborado segundo os pilares da metodologia de pesquisa qualitativa, foi desenvolvido com alunosdoEnsinoMédiodo ColégioEstadualTancredo de Almeida Neves em Goiânia (GO), Foi proposta uma sequência didática investigativa, intitulada: “Caramujo Gigante Africano, um molusco bioinvasor”. Com vistas a atender os objetivos propostos a sequêndia didática foi composta das seguintes etapas: interpretação e compreensão de textos jornalísticos, aula de campo nas dependências da escola, construção de um terrário para inserção e observação do caramujo, infográfico informativo e avaliação dos conhecimentos adquiridos através de questionário. As interpretações, impressões, pontos de vista, questionários, registros orais e escritos, permitiram compreender as percepções dos alunos, durante e após a sequência didática. Sobre o uso de modelos biológicos vivos para aquisição de conceitos, esta sequência mostrou-se perfeitamente possível e simples de se realizar em qualquer outro ambiente escolar, não carecendo de gastos com aquisição de materiais ou de estruturas específicas. As aulas com modelos biológicos vivos deram um caráter mais estimulante às aulas de biologia. Durante todo o percurso das aulas foi observado que os alunos se envolveram no processo, tornando os verdadeiros protagonistas na construção do conhecimento.

Externa à Instituição - SONIA BARBOSA DOS SANTOS - UERJ
Interna - 2194084 - CLAUDIA PADOVESI FONSECA
Interna - 1122556 - MARIA FERNANDA NINCE FERREIRA
Presidente - 6377635 - MARIA JULIA MARTINS SILVA