Banca de DEFESA: Neysson Alvim Campos

DISCENTE : Neysson Alvim Campos
DATA : 25/08/2022

DO CERRADO AO CONHECIMENTO DA BOTÂNICA POR MEIO DE TIC

Botânica, ensino-aprendizagem; Hot Potatoes; morfologia vegetal; recursos didáticos.

O ensino de Botânica tem sido apontado como desestimulante e pouco atrativo para os alunos e isto tem contribuído para a cegueira botânica reportada na literatura. Os jovens vivem num mundo tecnológico que não tem chegado à escola. Neste contexto, o presente trabalho objetivou desenvolver e aplicar uma sequência didática investigativa (SDI) sobre a morfologia das angiospermas e aplicar as tecnologias da informação e comunicação (TIC) como facilitadoras da aprendizagem. Questionários diagnósticos foram respondidos por discentes e docentes de duas escolas públicas; suas respostas foram analisadas e apresentadas em gráficos. A maioria dos alunos mostrou interesse pelo estudo de Botânica (59,1% e 71,4%); já os professores apontaram ter pouca afinidade e mais dificuldade de ensinar este conteúdo do que outros temas. Recursos didáticos inéditos foram elaborados e aplicados, primeiro com a SDI “Uma planta para chamar de minha!”, que se iniciou com um vídeo sobre o desenvolvimento, floração e frutificação do pepino, seguido da problematização e levantamento de hipóteses. Depois os estudantes fotografaram paisagens e plantas e comentaram sobre as mesmas, “adotaram” uma planta nativa do Cerrado fornecida pelo professor, plantaram em casa e fotografaram. A SDI foi finalizada com uma aula em que o professor usou as imagens produzidas pelos alunos. O engajamento dos alunos na SDI foi alto (80% e 88%), sendo espontâneo, voluntário e sem a coerção de notas. Recursos didáticos do tipo Hot Potatoes foram produzidos, aplicados nas turmas e avaliados pelos discentes. A partir destes recursos, os estudantestiveram acesso a textos inéditos, descriçõesde vegetais e das estruturas que os constituem e nomes populares e científicos. As espécies escolhidas foram prioritariamente nativas do Cerrado, valorizando esse importante bioma brasileiro. Os cinco produtos didáticos autorais foram respondidos nos navegadores de internet, sendo corrigidos automaticamente, com a oportunidade de o estudante corrigir eventuais erros. As TIC tiveram participação de cerca de 90 alunos, em geral com desempenho acima de 75% de acertos entre as cinco atividades e muitos alunos alcançaram 100% de acertos. A maioria dos discentes avaliou de modo positivo as atividades Hot Potatoes, com destaque ao JQuiz “Como são os órgãos de uma planta?”, considerada boa ou excelete por 80% dos estudantes. Este software gratuito se mostrou versátil e muito útil no ensino de Botânica. Tanto a SDI como as atividades Hot Potatoes proporcionaram o protagonismo estudantil, estimularam a autonomia dos alunos e a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento.

Interna - 2338437 - ANA JULIA LEMOS ALVES PEDREIRA
Externa à Instituição - ANDRÉA PEREIRA SILVEIRA - UECE
Presidente - 1549282 - SUELI MARIA GOMES
Externa à Instituição - Silvia Dias da Costa Fernandes - IFB