Banca de DEFESA: Andreia Rezende Camargos

DISCENTE : Andreia Rezende Camargos
DATA : 31/08/2022
LOCAL: Videoconferência

Elaboração de um Guia Prático de Projetos em consonância com o Regulamento do Circuito de Ciências das Escolas da Rede Pública do Distrito Federal

Guia de Projetos; Aprendizagem baseada em projetos; Iniciação à pesquisa científica; Regulamento do Circuito de Ciências das Escolas da Rede Pública do Distrito Federal.

Na pesquisa, buscam-se ou procuram-se respostas satisfatórias para a questão em análise. Tal procedimento usa dos mais diversos instrumentos para alcançar um objetivo com maior eficácia. O instrumento ideal deverá ser estipulado pelo pesquisador para atingir os resultados ideais. A pesquisa força o pesquisador a confrontar problemas inesperados e descobrir como resolvê-los, além de oferecer tempo para se aprofundar em um assunto e ensinar aos outros o que aprendeu. Na escola, a pesquisa torna-se essencial, mas os alunos encontram-se desmotivados, sem interesse, sem prazer para descobrir, para produzir e disseminar seus conhecimentos. Na tentativa de contribuir com esse quadro escolar, este estudo propõe a elaboração de um Guia Prático de Projetos, que auxiliará os estudantes do Ensino Médio na construção de projetos na escola. Além de constar informações básicas para a iniciação à pesquisa científica, o guia também incentivará os estudantes a problematizar, implementar ações, investigar, agir, refletir para construir novos conhecimentos. Para a construção do guia, será aplicado um questionário de sondagem de experiência anterior do estudante com a Feira de Ciências. As informações coletadas a partir desse instrumento serão utilizadas para a elaboração do Guia Prático de Projetos.

Externo à Instituição - ROGÉRIO FERNANDES DE SOUZA - UEL
Presidente - 3695661 - ALICE MELO RIBEIRO
Interno - 2250847 - CHRISTIANO DEL CANTONI GATI
Interna - 1153038 - SILVIENE FABIANA DE OLIVEIRA