Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA RODRIGUES PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRICIA RODRIGUES PEREIRA
DATA : 26/04/2023
LOCAL: Videoconferência

"CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICAINVESTIGATIVA SOBRE PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS SUSTENTÁVEIS."

Abordagem Investigativa; Práticas Agroecológicas; Ensino de BiologiaProatividade; Protagonismo.

O processo de ensino-aprendizagem utilizando o quadro e o pincel temficado cada vezmais obsoleto, e por isso se faz necessário o uso de novas formas de ensinar e aprender. Este projeto tem como objetivo construir uma sequência didática investigativaeorientadora sobre práticas agroecológicas saudáveis e sustentáveis. Forambases paraessaconstrução a abordagem de conteúdos de agroecologia para o ensino médio, tendocomo base uma escola inserida na região administrativa de Brazlândia, local destaquenaprodução de alimentos in natura. No decorrer da realização do mesmo serão selecionadase utilizadas práticas agroecológicas sustentáveis, relevantes com a realidade dos alunos. Mas com uma proposta de construção de material instrucional, será possivel estimular professores e os alunos de diferentes regiões a construir e ampliar seus conhecimentossobre Agroecologia. Além de conter dicas, receitas, fórmulas e conhecimentos sobreprodução de alimentos, saúde e sustentabilidade. A abordagem investigativa levaráosalunos a estudarem pesquisando durante o uso da sequência didática, o que pode ser umverdadeiro aliado no processo de aprendizagem. Por se tratar de uma escola que estáinserida em uma região produtora de alimentos, sabemos que muitos dos estudantesvivenciam essas práticas no seu dia a dia e por isso é tão importante para toda comunidadee para a nossa escola um trabalho construído com um olhar atento as realidades e, a partir da prórpia experiência na escola. A sequência didática leva à reflexão sobre o conteúdoeaexperiência obtidos, colocando em prática a proatividade e protagonismo. Assim, espera- se que com esse material didático o aluno envolvido se torne umser mais crítico, consciente e praticante dos conhecimentos adquiridos a respeito dos preceitosagroecológicos. Também, saiba relacioná-los a comunidade no qual está inserido, disseminando importantes ideias de como produzir alimentos de forma saudável esustentável.

Interna - 2194084 - CLAUDIA PADOVESI FONSECA
Presidente - 1122556 - MARIA FERNANDA NINCE FERREIRA
Interna - 6377635 - MARIA JULIA MARTINS SILVA
Externo à Instituição - RHAUL DE OLIVEIRA - IFNMG