Banca de QUALIFICAÇÃO: Cristina Torres Tavares

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Cristina Torres Tavares
DATA : 10/05/2023
LOCAL: Microsoft Teams

"A Folha Que Vejo, A Paisagem Que Enxergo: Elaboração De Uma Atividade Investigativa Como Ferramenta Para A Construção Do Conhecimento Científico No Ensino De Botânica."

Ensino de botânica. Morfologia vegetal. Investigação científica. Diafanização. Ensino médio.

Conhecer a botânica é compreender o quanto a diversidade vegetal é importante na vida de todos os seres vivos. Ter esse ramo da biologia no currículo escolar é mostrar ao estudante que ele precisa perceber a paisagem em que está inserido, conhecer os mecanismos de funcionamento e seus valores, diante de um olhar investigativo. Será um trabalho que visa resgatar o interesse do estudante pela botânica por meio de uma abordagem investigativa, uma vez que no contexto atual esse tema não tem sido atrativo para o aluno, muito menos motivador. E o ensino de biologia tem o papel de mudar esse paradigma, e proporcionar uma aprendizagem mais significativa com foco no conhecimento científico. O tema escolhido é “morfologia vegetal: folhas” e terá a observação, coleta, diafanização e confecção de um catálogo como atividades para compreensão dos conceitos e desenvolvimento da investigação científica. Como resultado, busca-se do aluno os conteúdos botânicos já adquiridos, a percepção das plantas dentro e fora do espaço escolar e o material confeccionado como conclusão do seu pensamento científico. A pesquisa será qualitativa e como ferramenta o método inquiry IBSE (Inquiry Based Science Education) que possibilita o estudante usar seu conhecimento prévio para construir e organizar novas ideias, desenvolver seu percurso científico e tomar decisões, processos para construção do seu conhecimento científico. Espera-se que o aluno ao desenvolver seu pensamento científico perceba a paisagem ao seu redor e retome o interesse por botânica.

Externa à Instituição - JOELIZA NUNES DE ARAÚJO - UEA
Presidente - 1321961 - CRISTIANE RODRIGUES MENEZES RUSSO
Interno - 1183117 - MARCOS ANTONIO DOS SANTOS SILVA FERRAZ
Interna - 1549282 - SUELI MARIA GOMES