" BIOMAS E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS: uma proposta de ensino para o ensino médio por meio da abordagem investigativa."
Desafio dos biomas; Diagrama de Ishikawa; IBAMA versus multinacional; cenário; notícias.
O ensino de ecologia é interdisciplinar e demanda dos alunos conhecimentos de outras áreas da Biologia. Porém, devido ao tempo escasso e ao compromisso de encerrar o bimestre, o professor não consegue abordar o conteúdo de forma completa e contextualizada para o estudante. Como consequência, o aluno fica desmotivado e não dá a devida importância aos assuntos referentes ao meio ambiente. Em virtude disso, este projeto propõe uma sequência didática (SDI) investigativa, de modo que o professor consiga abordar os conteúdos mais relevantes da Biologia de maneira dinâmica. Esse produto educacional (SD) permite que o discente participe das atividades de forma ativa e que possa relacionar os aspectos biológicos com o seu cotidiano. Dessa forma, o aprendizado do conteúdo torna-se instigante e o estudante passa a buscar informações que lhe interessa de modo autônomo. Durante a pesquisa, os estudantes constroem um modelo de bioma escolhendo figuras de fauna e flora com os seus conhecimentos prévios; analisa notícias de plantas e animais sobreviventes em ambientes críticos do ponto de vista comum; buscam impactos ambientais que ocorreram no mundo; e analisam e descrevem os erros encontrados em um passeio, como por exemplo no Parque Ecológico, no Lixão, em ambientes próximos, entre outros. Por meio desse material, o estudante desenvolve um senso crítico, e, consequentemente, conscientiza outras pessoas pela bagagem de conhecimentos que adquire. O envolvimento dos alunos acontece quando há interesse no assunto ou a vontade da descoberta, o que forma estudantes independentes e solucionadores de problemas.