Banca de QUALIFICAÇÃO: Lusmar Gomes de Oliveira dos Anjos

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Lusmar Gomes de Oliveira dos Anjos
DATA : 02/05/2023
LOCAL: Microsoft Teams

" Ensino do sistema nervoso sensitivo através de metodologia investigativa: uma análise sobre o ensino por investigação no ensino de biologia."

Sistema Nervoso sensorial, Sentido da Dor, Ensino de Biologia, Ensino por Investigação.

O presente trabalho busca associar a metodologia de ensino por investigação com o tema sobre constituição e funcionamento do sistema nervoso sensitivo. O ensino por investigação será utilizado para propor uma metodologia de ensino diferente e capaz de despertar o interesse dos estudantes, junto com o conhecimento do sistema nervoso que por muitas vezes é considerado extenso e completo de entender. Será uma pesquisa qualitativa que busca a análise do desenvolvimento dos estudantes durante as sequências didáticas investigativas sobre como funciona a interpretação do sentido da dor pelo sistema nervoso. Inicialmente será proposto um questionário a fim de coletar as concepções iniciais dos estudantes sobre o ensino por investigação em aulas de Biologia, depois será desenvolvida uma sequência didática investigativa onde serão propostas questões problemas aos estudantes, que deverão levantar hipóteses de respostas sobre essas questões, posteriormente os estudantes deverão realizar pesquisas a fim de comprovarem suas hipóteses . Ao final será pedido aos estudantes para desenvolverem uma forma de divulgação de todo o processo realizado por eles durante a pesquisa. A coleta dos dados da pesquisa será feito através de diário de bordo e para a análise será utilizada a técnica de Bardin.

Presidente - 3695661 - ALICE MELO RIBEIRO
Interna - 2194084 - CLAUDIA PADOVESI FONSECA
Externa à Instituição - DEISE BARRETO DIAS - IFB
Interna - 1153038 - SILVIENE FABIANA DE OLIVEIRA