Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMUEL SOUZA BRASILEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SAMUEL SOUZA BRASILEIRO
DATA : 25/05/2023
LOCAL: Microsoft Teams

"PROPOSTA DE UM GUIA INSTRUCIONAL UTILIZANDO O MÉTODO DE APRENDIZAGEM POR PROJETOS PARA ABORDAR BIOLOGIA MOLECULAR NO ENSINO MÉDIO."

Biologia Molecular, Ensino Investigativo, Biotecnologia, Vacinas de mRNA.

A compreensão mais detalhada da biologia molecular, bem como a utilização dos novos conhecimentos na biotecnologia, tem sua acelerada ascensão há pouco mais de um século atrás e vem cada vez mais fazendo parte do cotidiano da sociedade, como exemplo podemos citar a vacina de RNA mensageiro (RNAm). Ao observar esse fenômeno o papel dos educadores da Ensino Básica se torna mais importante na formação cidadãos com senso crítico, que entendam os processos da construção do conhecimento científico e que sejam capazes de tomar suas decisões com base em evidências. Portanto, nesse projeto de mestrado iremos propor uma sequência didática com abordagem investigativa e para isso utilizaremos o método de Ensino Baseado em Projeto. A sequência didática será constituída por atividades que poderão ser utilizadas por professores do Ensino Médio de Biologia com os propósitos de compartilhar uma experiência de ensinoaprendizado que incentive habilidades e competências importantes para o século XXI, com o estudante como protagonista. A vacina de RNA mensageiro contra a COVID-19 será tema para despertar o interesse e curiosidade dos estudantes, além de ser o tema âncora que guiará a sequência didática. Assim, daremos maior significância para o estudo e entendimento dos conceitos básicos de Biologia Molecular e Biotecnologia, com ensejo de contribuir para uma sociedade cientificamente mais esclarecida.

Presidente - 1207115 - ILDINETE SILVA PEREIRA
Interna - 1170716 - MARIA DE NAZARE KLAUTAU GUIMARAES
Interna - 6377635 - MARIA JULIA MARTINS SILVA
Externo à Instituição - VINICIUS AUGUSTO SIMAO - UNESP