Banca de QUALIFICAÇÃO: Mayara Cristina da Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Mayara Cristina da Silva
DATA : 01/06/2023
LOCAL: Auditório do Instituto de Ciências Biológicas

"Desvendando o Cerrado: jogo educacional como recurso de ensino".

Ensino de Biologia. Ensino por Investigação. Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Material didático.

Este estudo visa o desenvolvimento de um jogo educacional como recurso de ensino para abordagem do tema Cerrado em sala de aula no Ensino Médio. Este bioma vem sendo cada vez mais degradado e carece de atenção especial, valorizando a importância de sua biodiversidade. O uso do jogo educacional vai ao encontro da Base Nacional Comum Curricular ao sugerir o uso de diferentes linguagens, por parte do professor, na promoção do letramento científico, considerando o jogo uma dessas linguagens. Espera-se que o uso do jogo possa auxiliar a abordagem de outros conteúdos relacionados à Ecologia, Zoologia e Botânica. O estudo será realizado com alunos da 2ª série do Ensino Médio em uma escola pública de Águas Lindas, Goiás. Após elaborado, o jogo será utilizado com os estudantes para posterior análise. Será verificado se ele auxilia na abordagem do tema Cerrado, se aumenta o interesse do aluno sobre a temática, se auxilia no letramento científico e se proporciona o protagonismo do estudante. Os dados serão coletados através de questionário e entrevistas, e posteriormente analisados pela análise de conteúdo, proposta por Bardin (2016).

Presidente - 2338437 - ANA JULIA LEMOS ALVES PEDREIRA
Interno - 1528690 - ANDRE VITOR FERNANDES DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1700130 - EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI
Interno - 3261681 - SAMUEL MOLINA SCHNORR