Banca de QUALIFICAÇÃO: Marcos Bruno Reis da Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Marcos Bruno Reis da Silva
DATA : 16/06/2023

"O diverso universo das plantas ensinado com metodologias ativas e TIC."

cegueira botânica, diversidade das plantas, sequência didática, TIC

As plantas são organismos imprescindíveis para a vida na Terra como conhecemos hoje. Sua importância é vista em ciclos biogeoquímicos do planeta, na alimentação humana e de outros animais, no equilíbrio da temperatura, na fitoterapia e muito mais. Contudo, a maior parte da sociedade não atribui o devido valor para estas formas de vida. A chamada cegueira botânica tem causado muitos impactos negativos na sociedade brasileira, pois ela tem sido um empecilho para que seja dada a devida importância para esses seres fotossintetizantes. A utilização de metodologias ativas associadas à tecnologia da informação e comunicação (TIC) poderá cativar a atenção e o interesse dos alunos, sendo uma boa estratégia para levar informações e o conhecimento a respeito desses seres incríveis. Posto isto, este projeto tem como objetivo propalar o conhecimento associado ao diverso universo das plantas, visando combater a cegueira botânica por meio de sequências didáticas ativas, investigativas e experimentais e com o uso de TIC. A metodologia empregue neste projeto está associada à elaboração de um guia digital em formato de ebook com diversas ferramentas online, contendo sequências didáticas dinâmicas e lúdicas, as quais devem estimular o interesse dos alunos para os assuntos referentes à morfologia, fisiologia e classificação das plantas. Atividades investigativas e experimentais estão sendo elaboradas, a fim de instigar os discentes a serem construtores de sua aprendizagem, valorizando o protagonismo estudantil. São resultados parciais um estudo dirigido e uma palavra-cruzada elaborados no software Hot Potatoes e uma sequência didática em estágio adiantado de elaboração. A análise da pesquisa realizar-se-á por meio de um questionário online, que será aplicado ao término do projeto para os alunos que da turma piloto do professorpesquisador e para os professores que se disponibilizarem a participar desta pesquisa. O projeto foi aprovado por Comitê de Ética na Pesquisa.

Externa à Instituição - ELIANA MARQUES ZANATA - UNESP
Interna - 1321961 - CRISTIANE RODRIGUES MENEZES RUSSO
Interna - 1207115 - ILDINETE SILVA PEREIRA
Presidente - 1549282 - SUELI MARIA GOMES