Banca de QUALIFICAÇÃO: Helder Torres de Oliveira

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Helder Torres de Oliveira
DATA : 13/07/2023
LOCAL: Microsoft Teams

"EVOLUÇÃO DOS OLHOS HUMANOS: Ensino de Evolução Biológica por Investigação no Novo Ensino Médio."

Evolução Biológica. Ensino por Investigação. Novo Ensino Médio. Interdisciplinaridade. Evolução do Olho Humano.

Os diversos tipos de olhos são adaptações espetaculares devido às suas óbvias vantagens. O olho humano é uma estrutura que apresenta alta complexidade estrutural e fisiológica, resultado de milhões de anos de evolução. O ensino e aprendizagem desse objeto de conhecimento deve ser acompanhado por uma didática voltada para uma abordagem interdisciplinar que contemple os processos evolutivos ocorridos ao longo do tempo resultando adaptações aos diversos ambientes que de acordo com vários estudos, o Ensino por Investigação pode oferecer essas ferramentas que potencializam o aperfeiçoamento pedagógico do ensino e aprendizagem da Evolução Biológica desta adaptação. A abordagem investigativa é considerada uma metodologia que permite aos estudantes o protagonismo na construção do conhecimento, em parceria com professores(as), para o desenvolvimento de conhecimento científico e cidadão desses estudantes. O objetivo deste projeto é aprimorar o ensino e aprendizagem de Evolução Biológica por meio do Ensino por Investigação no contexto das Ciências da Natureza no Novo ensino Médio. Para isso, serão recolhidas informações de entrevistas semiestruturadas e observações participantes com três professores (Biologia, Química e Física) a partir de aula sobre Evolução do olho humano de forma interdisciplinar, além da análise do livro didático adotado pelos docentes das Ciências da Natureza no ano letivo de 2023 em comparação com os livros adotados, anteriormente, no ano de 2021, para abordagem dos conteúdos que se relacionam com o olho humano e, então, propor estratégias de ensino e aprendizagem que permitam aprimoramento do entendimento desse conteúdo.

Interna - 3695661 - ALICE MELO RIBEIRO
Presidente - 1194770 - NILDA MARIA DINIZ ROJAS
Externa ao Programa - 1194783 - ROSANA TIDON - nullInterna - 1153038 - SILVIENE FABIANA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 04/07/2023 10:58