Banca de QUALIFICAÇÃO: Gilson Antônio Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Gilson Antônio Silva
DATA : 13/07/2023
LOCAL: Microsoft Teams

"A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DA BIOLOGIA NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR DOS ESTUDANTES E NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES."

Doenças cardiovasculares. Ensino de Biologia. Hábitos alimentares. Bioquímica. Fisiologia humana.

A escola é o local da construção do conhecimento científico, possuindo um importante papel na formação intelectual e crítica da sociedade. Atualmente, a principal causa de mortes no mundo são as doenças cardiovasculares, onde o sedentarismo aliado aos maus hábitos alimentares contribui muito para o agravamento dessa situação pandêmica. Através do ensino da Biologia de forma investigativa, colocando o estudante no papel principal de sua aprendizagem e levando em conta sua realidade, ela contribuirá para a mudança de hábitos e valores saudáveis. Esse trabalho tem como objetivo a criação de uma sequência didática onde os estudantes serão submetidos a situações problemas, tendo a oportunidade de identificar as principais macromoléculas necessárias para a construção e manutenção dos seres vivos, em especial as dos seres humanos, as características e diferenças entre uma alimentação in natura, minimamente processada, processada e ultraprocessada, os benefícios e os males que cada alimentação traz consigo, as consequências advindas com a má alimentação, os impactos que o sedentarismo causa no organismo e como todos esses fatores aliados poderão desencadear um processo inflamatório no organismo gerando com isso, doenças como pressão alta, obesidade, e em especial as doenças cardiovasculares, objeto desse estudo. Através também de situações problemas, os estudantes compreenderão como são fabricados os alimentos ultraprocessados, sua composição e como a ingestão diária desses alimentos associados à falta de atividades físicas, podem comprometer o perfeito funcionamento do organismo humano, causando as doenças cardiovasculares. Espera-se que após essa atividade, os conhecimentos adquiridos através do ensino investigativo da Biologia possam promover uma visão crítica acerca de uma alimentação saudável, despertando-os para a mudança de hábitos, bem como a capacidade de transmitir esses conhecimentos à suas famílias.

Externa à Instituição - JULIANA MARSICO CORREIA DA SILVA - UFRJ
Presidente - 1528690 - ANDRE VITOR FERNANDES DOS SANTOS
Interna - 1321961 - CRISTIANE RODRIGUES MENEZES RUSSO
Interno - 3261681 - SAMUEL MOLINA SCHNORR