Banca de DEFESA: Letícia Lima Veras Guarany Khouri

DISCENTE : Letícia Lima Veras Guarany Khouri
DATA : 23/02/2024
LOCAL: videoconferência

"SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO"

Educação Sexual. Saúde Sexual. Gravidez na adolescência. Infecções sexualmente transmissíveis. Violência sexual. Direitos sexuais. Direitos reprodutivos. Ensino por investigação.

Diante da grande taxa de gravidez precoce, de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes e de transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) encontradas no Brasil, fica evidente a necessidade da educação sexual no ensino básico. O trabalho propõe uma Sequência Didática Investigativa para ser abordada no ensino médio sobre essa temática. Seguimos o modelo Predição-ObservaçãoExplicação, trabalhando com situações-problema, sobre as quais os estudantes levantam hipóteses e realizam investigações para chegar às suas conclusões. Essa sequência foi aplicada para uma turma de 1º ano do ensino médio, em uma escola da cidade de Luziânia-GO, obtendo uma avaliação positiva pela maioria dos estudantes. Espera-se que por meio dessa proposta os estudantes adotem comportamentos mais seguros e saudáveis, aumentando assim, a sua qualidade de vida, e que o produto educacional aqui apresentado possa servir de ferramenta para outros educadores.

Presidente - 3263789 - FERNANDA PAULINI
Interno - 2733012 - JOSE EDUARDO BARONEZA
Interna - 1153038 - SILVIENE FABIANA DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - SIMONE PAIXAO ARAUJO - IFG