"O ENSINO DA HERANÇA DA COR DA PELE: A EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O COMBATE DA EUGENIA E DA SEGREGAÇÃO RACIAL".
Dificuldade em aprender e ensinar genética; Ensino investigativo de Genética; Melanogênese; Eugenia; Racismo; Programa Nacional do Livro Didático.
A genética é essencial para o entendimento da hereditariedade e as características observáveis historicamente desencadearam diversos problemas sociais, como o racismo e a exclusão dos indivíduos considerados não “aptos”. Esses problemas sociais se apoiaram durante muito tempo sobre uma pseudociência denominada eugenia, que influencia o ensino de genética de maneira implícita até os dias atuais. Os documentos curriculares preveem o ensino de genética considerando os fatores históricos de segregação social dentro da ciência e o ensino com abordagem investigativa, mas por diversas vezes os materiais disponíveis para os professores utilizarem em suas aulas não atendem esses aspectos. Dessa forma, é necessário a elaboração de recursos didáticos desvinculados da eugenia e que demonstre a real complexidade da herança da cor da pele. O objetivo geral do presente trabalho foi avaliar como a genética da cor da pele é trabalhada nos livros didáticos e material pedagógico disponível, em especial em língua portuguesa. Como produtos, foi gerado um artigo de revisão sobre a genética da cor da pele e as questões sociais, racismo e eugenia, que podem ser trabalhadas ao se discutir essa característica e um levantamento de como a herança dessa característica está descrita nos livros didáticos adotados no ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (2021).