"Usos pedagógicos dos exames e avaliações externas: diálogos com ensino investigativo".
Novo Ensino Médio; Currículo; Avaliação em Larga Escala; BNCC; Ensino de Biologia.
Esta pesquisa partiu da inquietação acerca das mudanças recentes do Novo Ensino Médio, os desdobramentos dos conteúdos, habilidades e aprendizagens acerca das Ciências da Natureza, com ênfase nos conteúdos de Biologia. Aqui se promoveu a investigação dos objetivos e resultados das Avaliações Diagnósticas da Educação Básica na Biologia e nas dificuldades e enfrentamentos dos docentes de Biologia frente ao Novo Ensino Médio. A partir do olhar para o exame do ENEM e interpretação pedagógica dos seus relatórios de 2009 a 2012 essa investigação produziu um curso de e xtensão para professores de Biologia. O curso possibilitou pensar o que são as avaliações externas, criar formas de interpretação entre a relação dos itens da Biologia das provas do ENEM e seus relatórios e ferramentas pedagógicas, e produzir um olhar a partir do ensino por investigação para trabalhar a análise e criação de itens de Biologia considerando a operação cognitiva, o contexto e o objeto do conhecimento dos descritores do mapa de itens do ENEM de Ciências da Natureza.