“Explorando a biotecnologia no ensino médio através da vacina contra o papilomavírus humano (HPV)”
Biotecnologia. Educação Básica. Papilomavírus Humano; Redes Sociais. Instagram. Ensino de Biológicas.
Desde o advento da internet, percebe-se a intensificação do seu uso na vida social. A forma de comunicar proliferou e se tornou praticamente instantânea entre os diferentes espaços e pessoas. Este fato interfere na forma como os estudantes aprendem e na seleção de conhecimentos e habilidades a serem desenvolvidos no ambiente escolar. Logo, este trabalho vislumbra trabalhar com a aprendizagem dos estudantes de uma escola pública ressaltando a importância sobre os cuidados com a saúde e em específico sobre a prevenção de infecções, aprendendo mais sobre a vacina contra o vírus HPV, a partir do estudo da biotecnologia e divulgando a construção da aprendizagem deles através do Instagram construído e alimentado por eles. Para desenvolvimento desta proposta houve a análise teórica de obras relacionadas as temáticas mídias digitais, ciências biológicas, aprendizagem investigativa, protagonismo estudantil, biotecnologia, vacinas HPV, levantamento dos documentos da escola relacionados ao ensino médio em Minas Gerais, em âmbito nacional e na escola que se relacionam com o presente trabalho. Com esta pesquisa, almeja-se construir e compartilhar uma sequência didática e recursos pedagógicos capazes de atingir o aprendizado dos estudantes, aprimorando o uso das mídias em educação e valorizando o processo de ensino-aprendizado em Biotecnologia com a construção de um Instagram como ferramenta para os estudantes divulgarem suas pesquisas e aprendizagens sobre os cuidados com a saúde que também servirá como modelo para outros docentes.