Banca de DEFESA: MARCOS PAULO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCOS PAULO DA SILVA
DATA : 13/02/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Meio Virtual
TÍTULO:

EXPLORANDO A BIOLOGIA E A SAÚDE: Sequência Didática para o Ensino da Fisiologia Humana no Ensino Médio em Escola Pública em Patos de Minas-MG


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Biologia. Educação em Saúde. Fisiologia Respiratória. Tabagismo.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Este estudo buscou analisar a aplicação de uma sequência didática voltada ao ensino da fisiologia respiratória e dos riscos do tabagismo e outras drogas entre estudantes do Ensino Médio. Realizado em uma escola pública, o projeto incluiu atividades teóricas e práticas, como aulas em laboratório, jogos educativos, e debates mediados, visando promover uma aprendizagem significativa e contextualizada. A análise dos dados, realizada por meio da metodologia de Bardin, identificou quatro categorias principais: avaliação da sequência didática, dificuldades enfrentadas, reconhecimento dos malefícios do tabagismo/uso de drogas e impacto social. Os resultados indicam que a sequência didática não apenas ampliou o conhecimento dos alunos sobre o sistema respiratório, mas também despertou a conscientização sobre os perigos do cigarro e o cigarro eletrônico. Ademais, os estudantes relataram maior disposição para aplicar o conhecimento adquirido em seus contextos sociais, como ao influenciar familiares e amigos. A sequência evidenciou-se como uma estratégia eficaz para incentivar a educação em saúde e a formação de atitudes preventivas entre os jovens, demonstrando o potencial das intervenções escolares no fortalecimento de uma cultura de promoção da saúde e prevenção ao uso de drogas.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2338437 - ANA JULIA LEMOS ALVES PEDREIRA
Interna - 1243657 - CARLA MARIA MEDEIROS Y ARAUJO
Externa à Instituição - MARIA DANIELLE ARAÚJO MOTA - UFRPE
Presidente - 3261681 - SAMUEL MOLINA SCHNORR
Notícia cadastrada em: 31/01/2025 09:23
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app23.sigaa23