Análise do conteúdo de Ecologia nos livros didáticos no ensino de Biologia PNLD 2018: O uso da Teoria das Inteligências Múltiplas e abordagem sobre Ecossistemas Aquáticos.
Ensino Investigativo. Biologia. Livro didático.
O ensino de Biologia apresenta desafios em relação a abordagem dos conteúdos para que estes não se tornem apenas memorizados e repetidos. Desta forma, o uso de atividades investigativas pode possibilitar aos estudantes a percepção dos conteúdos de forma contextualizada e integrada ao seu dia a dia, podendo assim, agir de forma crítica. Dentro deste contexto, o objetivo principal desta pesquisa foi verificar se os livros didáticos de Biologia do PNLD 2018 utilizaram a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, em especial a Inteligência Naturalista, para diversificar a abordagem das atividades e conteúdo sobre ecossistemas aquáticos; mostrando após análise que a inteligência predominante é a inteligência verbal/linguística. Foi produzido após a análise dos livros didáticos um guia pedagógico com sugestões de atividades investigativas e utilização da Teoria das Inteligências Múltiplas como subsídio pedagógico. Com a implementação do Novo Ensino Médio em 2022, o guia pedagógico é sugestão para uma Eletiva Orientada, de acordo com o Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio.