A ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA COMO INSTRUMENTO PARA APRENDIZAGEM DA ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA ASSOCIADA A MAPAS MENTAIS E JOGOS
Ensino. Desenho. Recursos didáticos. Fisiologia. Anatomia humana.
A Biologia é uma ciência natural que tem a Ilustração Científica como elo de união com as Artes e assim produz a representação visual do conhecimento científico. O ensino formal é carente de práticas ilustrativas, mesmo sabendo que a imagem tem função importante na retenção de conteúdos ministrados e favorece o processo de ensino e de aprendizagem. Nesse cenário, objetivou-se mostrar a importância de se desenvolver atividades dentro da fisiologia e anatomia humanas com aplicação da Ilustração Científica na confecção de um baralho ilustrado e na produção de mapas mentais, visando impactar positivamente o educando no desenvolvimento de habilidades, como a concentração, a observação de detalhes e melhora da percepção, tornando o estudo mais significativo, prazeroso e motivador no cotidiano escolar. A utilização da Ilustração Científica como recurso didático para ensinar conteúdos de anatomia e fisiologia humana agrega maior significado à aprendizagem e a construção do conhecimento que poderá levar a um ato de reflexão.