"CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM USO DE VÍDEOS SOBRE O CERRADO."
Sequência Didática, Ensino Médio, Biologia, Ensino por Investigação.
Esta pesquisa discute como são abordados os conteúdos sobre o Bioma Cerrado no Ensino Médio de Biologia, mostra que, na maior parte dos livros didáticos, o bioma em questão é enfocado de forma tradicional e fragmentada. No entanto, tem observado que esta concepção está sendo modificada com o uso de outros recursos didáticos. Em especial o uso de vídeos em sala de aula, que tem contribuído para inovar a prática dos professores de Biologia e despertar a atenção e interesse dos alunos. Este trabalho tem como objetivo a construção de Sequência Didática (SD) que utilizará de vídeos sobre o bioma Cerrado disponibilizados na internet que auxiliem o professor de Biologia na abordagem do bioma Cerrado em suas aulas de Biologia. Foi realizada uma criteriosa seleção de material para uso em sala de aula, visando abordar aspectos relativos à conservação, fitofisionomias, recursos hídricos entre outros tópicos de interesse. A partir desta seleção, foi estruturada a sequência didática (SD) composta por uma série de aulas e atividades investigativas, guiadas para orientação de professores e alunos nas suas atividades. Foi proposta uma avaliação das atividades e da aprendizagem por meio de livre narrativa. Agradecimentos ao PROFBIO-UNB e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.