"EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA À DESTINAÇÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS SÓLIDOS ELETROELETRÔNICOS."
Educação Ambiental. Resíduos sólidos. Investigação científica.
A Educação Ambiental deve ser entendida como formadora do desenvolvimento individual capaz de proporcionar a compreensão das relações que devem existir entre homem e meio ambiente. Buscando melhorias para a qualidade de vida da sociedade, dever ser trabalhada através de um processo de formação visando o comprometimento e respeito do estudante com o ambiente. Considerando os impactos ambientais e sendo este um instrumento com capacidades de conscientização e formação de hábitos sustentáveis, este trabalho visa identificar como a Educação Ambiental vem sendo trabalhada nas escolas de ensino médio da rede estadual tendo como meta a sensibilização, a formação de conceitos e hábitos sustentáveis nos estudantes através do uso de uma estratégia metodológica investigativa sobre os resíduos sólidos urbanos que dará origem a uma sequência didática capaz de ser aplicada por outros professores ou adaptado para sua realidade. A escolha do tema envolve a problemática do aumento populacional que associado ao estilo de vida consumista e a ausência de tratamento e destino aos resíduos produzidos, tem sido consequência da elevada produção de resíduos sólidos urbanos (RSU) tornando-se uma das piores causa de vários impactos e consequência direta de inúmeras doenças. A pesquisa de natureza qualitativa com objetivo exploratório utilizando-se do método de pesquisa-ação, foi realizada com alunos do ensino médio do Colégio Estadual da Polícia Militar Castelo Branco situado na cidade de Trindade. A metodologia aplicada foi através de uma problematização seguida de um questionário investigativo e avaliativo. Os resultados foram tabulados, mas até o presente momento ainda não foram analisados. Os registros até então realizados são descrições de como ocorreu toda a aplicação durante as aulas e observações sobre a participação dos estudantes. Apesar dos dados ainda não terem sido analisados, foi possível considerar que os objetivos propostos sobre o aprofundamento de conhecimentos sobre os riscos do descarte incorreto de resíduos sólidos, e desenvolvimento de uma conduta de hábitos de vida sustentáveis, foram atingidos.