"O uso do Ensino por Investigação e da Neurociência para o aprendizado de Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos".
Ensino de Biologia. Aprendizagem investigativa. Neuroeducação. Conservação ambiental.
Tanto o Ensino por Investigação quanto a Neuroeducação têm contribuído para transformar as práticas pedagógicas em todos os segmentos de ensino. Ambas não trabalham com a simples exposição do conteúdo, mas com a reflexão e a construção desse conhecimento. Isso colabora para exercitar a curiosidade intelectual dos estudantes e o desenvolvimento do pensamento científico, crítico e criativo dos mesmos. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver, testar e divulgar estratégias metodológicas que trabalham o Ensino por Investigação em Biologia baseado nas contribuições da Neurociência na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este terá cunho qualitativo e exploratório e será desenvolvido na turma do 3º segmento da EJA do Colégio Estadual Tenente Salvador Ribeiro, no município de Santa Rosa do Tocantins, Estado do Tocantins. Serão planejadas aulassobre Educação Ambiental, Conservação e Preservação da Biodiversidade em uma área semiurbana do município de acordo com os passos do método científico e as contribuições didáticas da Neurociência. Nelas, serão contempladas as competências e habilidades referentes à investigação científica descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os métodos a serem utilizados para a análise dos dados serão a observação participante e a metodologia de Bardin (BARDIN, 2011). O trabalho será avaliado de forma processual. Posteriormente será confeccionado um e-book com a descrição da metodologia trabalhada e os resultados apresentados.