"O CURRÍCULO E OS USOS PEDAGÓGICOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS: recuperando temas biológicos com ensino por investigação."
Novo Ensino Médio. Avaliação Diagnóstica. Educação Básica. Biologia.
Esta pesquisa parte da inquietação acerca das mudanças recentes do Novo Ensino Médio, os desdobramentos dos conteúdos, habilidades e aprendizagens acerca das Ciências da Natureza, com ênfase nos conteúdos de Biologia. Aqui se pretende promover a investigação dos objetivos e resultados da Avaliações Diagnósticas da Educação Básica na Biologia e nas dificuldades e enfrentamentos dos docentes de Biologia frente ao Novo Ensino Médio. A partir dos relatórios do ENEM (2009-2012) essa investigação produzirá uma cartilha com a análise e interpretação dos itens dos temas biológicos encontrados nos relatórios e um curso de extensão para professores de Biologia. O curso terá o intuito de informar o que são as avaliações e exames em larga escala, criar formas de interpretação entre a relação dos itens da Biologia e o que dizem os resultados dessas avaliações, e produzir um olhar a partir do ensino por investigação para trabalhar a análise dos itens dos temas biológicos.