O ESTUDO DO MEIO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO CERRADO:
AMPLIANDO AS LENTES PARA O PARQUE ECOLÓGICO DA ASA SUL – BRASÍLIA
Atlas Socioambiental; Aprendizagem Ativa; ensino e aprendizagem; interdisciplinaridade; Sequência Didática.
O modelo tradicional de ensino baseia-se em disciplinas específicas, diferenciadas, em ramos que pouco se conectam no tempo e no espaço dos estudantes. Nesse contexto, destaca-se a busca por aprendizagens que permitam o ensino participativo, em que os estudantes estão no protagonismo do seu ensino e aprendizagem. Assim, esta pesquisa teve o objetivo geral de desenvolver estratégias pedagógicas com base no Estudo do Meio, enquanto metodologia, no ensino e aprendizagem do Cerrado com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental a partir do Parque Ecológico da Asa Sul em Brasília. A pesquisa realizou-se em uma escola pública do Distrito Federal, a Escola Classe 316 Sul – Asa Sul, que contou com a participação de três professoras de atividades com dupla habilitação — Engenharia Florestal ou Letras-Português ou Estudos Sociais e Pedagogia —, além de cerca de 50 estudantes. Do ponto de vista da abordagem, a pesquisa é qualitativa, e os caminhos metodológicos foram construídos com estratégias pedagógicas interdisciplinares: Sequência Didática; rodas de conversa; aulas de campo; exposição de matérias; e construção do produto educacional oriundo dos resultados obtidos no Estudo do Meio. Mediante análise de conteúdo, os resultados revelaram que o Estudo do Meio em parques urbanos é capaz de potencializar a construção do conhecimento sobre o Cerrado por intermédio da vivência dos conteúdos e do desenvolvimento de habilidades socioambientais. Como forma de expor as aprendizagens construídas, o Atlas Socioambiental do Parque Ecológico da Asa Sul – Brasília se revela como produto capaz de estimular a construção do conhecimento ludicamente, de modo que possa ampliar as lentes acerca de potencialidades do Cerrado e os impactos enfrentados por ele para a valorização e conservação de sua biodiversidade. A contribuição significativa deste estudo está no fato de ele proporcionar um ensino e aprendizagem eficientes e de ser inserido no Plano Político Pedagógico da escola para que essa metodologia seja utilizada por outras gerações, com a finalidade de formar sujeitos sociais conhecedores, críticos e reflexivos, na busca pela conservação do Cerrado.