A Sequência Didática como Estratégia para o Ensino de Matrizes Energéticas e Transição Justa: Análise Crítica das Desigualdades no Consumo Elétrico.
Sequência didática, justiça energética, desigualdade no consumo elétrico.
O projeto propõe a utilização de uma sequência didática baseada em práticas experimentais e análise de dados para o ensino de matrizes energéticas e transição justa, com foco na análise crítica das desigualdades no consumo elétrico entre estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa busca demonstrar como atividades interdisciplinares e participativas podem ampliar a consciência crítica dos alunos sobre os impactos socioambientais das diferentes fontes de energia, a importância da justiça energética e os desafios enfrentados por famílias de baixa renda no acesso à eletricidade. O estudo será realizado com alunos do CEM02 de Sobradinho-DF, utilizando questionários, oficinas e materiais didáticos, visando promover o protagonismo dos estudantes na compreensão e debate sobre políticas públicas, sustentabilidade e inclusão social no contexto da transição energética. A metodologia envolve abordagens interdisciplinares, práticas e participativas para fomentar a consciência crítica dos alunos sobre justiça energética e os desafios da transição energética, visando emponderá-los como cidadãos informados e capazes de se engajar em questões de justiça social e ambiental.