MATAS CILIARES: PERCURSO INVESTIGATIVO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ENSINO
FUNDAMENTAL
Educação Ambiental, Ensino por Investigação, Ecossistemas de água
doce, Matas Ciliares
Os desafios ambientais enfrentados atualmente requerem um pensamento
coletivo mais integrado e a par das questões ambientais, devido ao seu caráter multifatorial se faz
necessária uma abordagem igualmente dinâmica. O enfrentamento dos problemas ambientais
passa obrigatoriamente pela reformulação do pensamento majoritário, tal processo tem como
importante aliado a escola, que, uma vez se baseando em princípios freirianos, pode e deve
contribuir significativamente para a construção de um indivíduo criticamente pensante e atuante
na mudança de sua realidade. Pois não haverá desenvolvimento sustentável sem uma educação
para o desenvolvimento sustentável. Em uma análise amostral e operacional do currículo e de
livros didáticos do ensino fundamental utilizados na Secretaria de Estado de Educação do Distrito
Federal (SEEDF), pode-se observar que a abordagem de temas ecológicos se concentra nos
ecossistemas terrestres. Pouco se trata do funcionamento de ecossistemas de água doce, como
rios e lagos Rios, riachos e as várzeas, bem como da função das matas ciliares sendo que tais
ambientes estão entre os ecossistemas mais ameaçados sendo que riachos são ambientes
extremamente diversos e fortemente ameaçados, com taxas de extinção de peixes consideradas
superiores às verificadas para organismos terrestres ,o ensino de Ciências Ambientais deve
desenvolver no aluno a capacidade de resolver problemas e posicionar-se politicamente. Além
disso, aquilo que é ensinado deve estar intimamente ligado à sua realidade, o presente trabalho
desenvolve uma estratégia de ensino por meio da formulação, implementação e validação de um
modelo didático e de uma sequência didática acerca de matas ciliares e ecossistemas de água
doce, usando como metodologia o ensino por investigação, constituindo-se como uma estratégia
de educação ambiental critica acerca desses ambientes.