O ESTUDO DO MEIO EM PARQUES URBANOS, NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO CERRADO: AMPLIANDO AS LENTES PARA O PARQUE ECOLÓGICO DA ASA SUL – BRASÍLIA
Estudo do Meio; Aluno; Ensino-aprendizagem; Metodologia; Interdisciplinaridade.
A pesquisa busca metodologias e métodos que proporcionem conhecimento significativo
e que estimulem estudos mais aprofundados e em progressão. Para isso, consideramos, entre as várias
aprendizagens ativas, o “Estudo do Meio”, por trata-se de uma metodologia interdisciplinar que busca oferecer
aos estudantes e aos professores, uma aproximação a sua própria realidade, pela compreensão de um espaço
que se pretenda estudar. Assim, a dissertação tem como objetivo geral desenvolver o estudo do meio, enquanto
metodologia de ensino e aprendizagem do Cerrado, com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, em
uma unidade de conservação, o Parque Ecológico da Asa Sul. Os objetivos específicos concentram em
identificar as potencialidades e impactos socioambientais que comprometem a conservação do Parque
Ecológico da Asa Sul em Brasília; elaborar uma proposta de Sequência Didática, com base na metodologia
do estudo do meio, visando potencializar o ensino e aprendizagem do Cerrado; aplicar a sequência didática
para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental; avaliar a efetividade da Sequência Didática no processo de
ensino e aprendizagem iniciando-se pela realidade dos estudantes e ainda, produzir um atlas socioambiental
do Cerrado das ações realizadas com os estudantes. Os sujeitos da pesquisa contarão com três professores de
atividades, com dupla habilitação e cerca de cinquenta estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I da
Escola Classe 316 Sul – Asa Sul – Brasília/DF. E, como ponto de partida da pesquisa, entende-se que o Estudo
do Meio em parques urbanos, pode potencializar a construção do conhecimento sobre o Cerrado por meio da
vivência dos conteúdos e pelo desenvolvimento de habilidades socioambientais. Desse contexto, entende-se
que o contato direto com o parque ecológico, leva aos alunos, a uma aprendizagem significativa dos aspectos
físicos, humanos, ambientais, culturais e econômicos, pela integração entre os diferentes assuntos e matérias
aprendidas, e conduzir à consciência ecológica e na melhoria do desempenho escolar.