A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA A PARTIR DA APRENDIZAGEM ATIVA COM ALUNOS ALTAS
HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO ATRAVÉS DO MAPEAMENTO DE LARVAS DE MOSQUITO E ANÁLISE
SOCIOAMBIENTAL
Educação Ambiental, Mapeamento de Mosquitos, Altas Habilidades ou Superdotação
A partir de um tema gerador envolvendo o mapeamento de larvas de mosquitos transmissores
de doenças, o projeto tem como objetivo desenvolver estratégias didático-pedagógicas a partir da aprendizagem
ativa com alunos AH ou SD, à luz da interdisciplinaridade, e da Educação Ambiental priorizando o mapeamento de
larvas de mosquito que afetam a saúde coletiva. O projeto busca desenvolver em alunos com Altas Habilidades ou
Superdotação (AH ou SD) uma consciência crítica quanto às questões socioambientais, pois esse público do ensino
especial necessita de modelos de enriquecimento educacional pautado nos interesses, habilidades e estilos de
aprendizagem específicos para esses estudantes. O projeto pretende acompanhar a incidência de possíveis vetores
responsáveis por doenças transmitidas por mosquitos e fornecer subsídios para uma maior compreensão dos
aspectos epidemiológicos durante o decorrer das estratégias didático-pedagógicas para a aprendizagem ativa.
Enquanto procedimentos metodológicos serão realizadas reuniões prévias com os professores e alunos
participantes, realização de questionários diagnósticos, além de estratégias didático-pedagógicas para a
aprendizagem ativa contendo cinco estágios para o mapeamento de mosquitos. O mapeamento consiste na coleta
de larvas de mosquitos para a sua identificação em armadilhas ou em criadouros de larvas. Assim pretende-se
desenvolver estratégias didático-pedagógicas através de aprendizagens ativas e contribuindo para o enriquecimento
curricular dos alunos de AH ou SD. Serão levantadas informações referentes aos gêneros de mosquitos presentes
em Sobradinho, ás variáveis físico químicas, ambientais e às condições socioambientais relacionadas aos criadouros
de mosquitos. O projeto pretende estimular os estudantes a desenvolver propostas interdisciplinares com os alunos
para reduzir a incidência de transmissão de doenças provocadas por mosquitos e a construção de um guia para o
levantamento de mosquitos, priorizando estratégias de aprendizagens ativas na Educação Ambiental com alunos AH
ou SD.