Ciências ambientais e sustentabilidade aplicadas às técnicas do profissional de secretariado no brasil
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As práticas sustentáveis são comportamentos que levam em consideração a preservação do meio ambiente,
bem como a minimização da degradação ambiental provocada pelas organizações. Desta forma, foi percebido
que as instituições necessitam estar mais sensibilizadas ao uso consciente desse recurso ambientais, como
também os profissionais inseridos nelas, com isso, problematiza-se como o profissional de secretariado pode
estar envolvido nesse processo. Neste aspecto, esta pesquisa analisa o potencial de introdução e
desenvolvimento de elementos de ciências ambientais e sustentabilidade na formação do profissional de
Secretariado, e sistematizá-los na forma de um manual de ciências ambientais e sustentabilidade aplicadas às
técnicas dos profissionais de secretariado. Para tanto, os procedimentos metodológicos foram embasados na
pesquisa bibliográfica e exploratória, sob a abordagem quali-quantitativa e utilizado como pressuposto teórico
do método da complexidade, interdisciplinaridade e educação ambiental pragmática. Os dados foram
coletados através de questionário estruturado no Google Forms, e analisados sob o método da análise de
conteúdo da Laurence Bardin. Os sujeitos da pesquisa são alunos de curso técnico e superior em secretariado,
profissionais de secretariado e os executivos assessorados por esses profissionais. Como principal resultado,
mostrou-se a relação dos Rs (repensar, reduzir, reutilizar e reciclar) da sustentabilidade aplicadas às técnicas
secretariais sendo elas: gestão de agenda, gestão de reunião, gestão de viagens; gestão de atendimento (que
abrange atendimento presencial, digital e telefônico), elaboração de documentos administrativos e oficiais,
gestão de arquivos, e planejamento e organização de eventos, contribuindo com atitudes mais sustentáveis no
ambiente corporativo. O presente trabalho tem como resultado a criação do manual de ciências ambientais e sustentabilidade aplicadas às técnicas dos profissionais de secretariado. Conclui-se que, a proposta do desenvolvimento do produto educacional – manual, se apresenta com um potencial instrumento pedagógico de aprendizagem na formação de profissionais de secretários como sujeitos ambientalmente responsáveis.