Banca de DEFESA: Gilmara da Silva Dourado

DISCENTE : Gilmara da Silva Dourado
DATA : 28/05/2024
LOCAL: REMOTO

Sequência Didática no estudo das águas com o uso de recursos audiovisuais na Educação Básica Ambiental Crítica no Distrito Federal, Brasil

Água, ciclo hidrológico, sequência didática, audiovisual

A presente dissertação tem como tema a água e objeto de estudo o ciclo hidrológico e impactos antropogênicos O produto pedagógico é uma Sequência Didática (SD) com uso de recurso audiovisual. O método utilizado centrou-se na pesquisa-ação socialmente crítica com abordagem quali-quantitativa. O objetivo principal da pesquisa foi desenvolver uma sequência didática, na perspectiva da Educação Ambiental (EA), para docentes com uso do audiovisual sobre o tema ciclo da água e impactos da ação humana (impactos antropogênicos). A SD foi planejada para ser desenvolvida em uma turma do 5º ano em classe comum inclusiva do Ensino Fundamental I na Região Administrativa (RA) da Candangolândia, pertencente a rede pública do Distrito Federal, Brasil, constituída por 20 alunos com idade entre 10 e 13 anos, sendo destes, um com diagnosticado de Transtorno do Espectro Autista, um com laudo de Deficiência Intelectual e uma com Transtornos Funcionais Específicos de Aprendizagem (TFEA). A SD foi aplicada em 8 encontros que abrangeram exposição teórica por meio de análise de vídeos, atividades teórico-práticas, aula de campo e produção audiovisual, além de contar com adequações curriculares para inclusão dos estudantes com Deficiência. A validação da SD foi verificada por análises das aulas e pelos resultados de questionários semi-abertos. Os resultados obtidos demonstraram que uma SD construída com propósito específico e numa turma inclusiva pode (i) ampliar e/ou modificar conceitos científicos sobre o tema água no planeta; (ii) dar pertencimento humano ao processo de reciclagem e distribuição da água planetária; (iii) gerar atitudes em consonância com esses processos naturais e, (iv) praticar a inclusão.

Interno - 2354612 - ANDREI DOMINGUES CECHIN
Interna - 1653424 - ANETE MARIA DE OLIVEIRA
Interna - 1732336 - TATI DE ALMEIDA
Externa à Instituição - WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES - UFPE