Educação Ambiental inclusiva de alunos com deficiência visual: o uso de tecnologia lúdica como estratégia de ensino sobre o cerrado tendo como base o Jardim Botânico
Educação Ambiental inclusiva, tecnologia lúdica, deficientes visuais, Bioma Cerrado, Jardim Botânico
O presente trabalho visa a construção de um jogo pedagógico e inclusivo no Sistema Dosvox sobre o Bioma Cerrado presente no Jardim Botânico de Brasília (JBB) com a finalidade de facilitar o acesso dos alunos com deficiência visual e baixa visão à Educação Ambiental. A pesquisa pretende fazer a conexão do jogo pedagógico e inclusivo com a experiência sensorial real, o uso do Jardim sensorial presente no Jardim Botânico de Brasília (JBB) como preâmbulo da trilha, a sensorialidade das partes como texturas, aromas e sons das diferentes fitofisionomias do Cerrado fará com que o aluno perceba o todo ecossistêmico presente nas diferentes partes trilha Krahô. A revisão da literatura destaca a interrelação entre educação ambiental lúdica, inclusiva, tecnológica e interdisciplinar com a vivência em espaços verdes como o JBB. Os objetivos abarcam a elaboração de um jogo pedagógico inclusivo sobre o Bioma Cerrado, tendo como base o Jardim Botânico de Brasília, para alunos com deficiência visual, utilizando-se o software Dosvox e a ferramenta Jogavox e a elaboração de percurso dirigido no JBB, de modo a facilitar o acesso à Educação Ambiental. A metodologia inclui uma pesquisa qualitativa com aplicação de questionários diagnóstico e de avaliação do produto e práticas educativas sobre o tema. O resultado esperado é facilitar o acesso dos alunos com deficiência visual a Ed. Ambiental. O projeto resultará em um produto educacional: um jogo pedagógico e inclusivo por meio do Sistema Dosvox. Este projeto propõe-se facilitar o acesso dos alunos com deficiência visual e baixa visão a Educação Ambiental.