Banca de DEFESA: STHEPHANY VITORIA VALOZ SATURNINO

DISCENTE : STHEPHANY VITORIA VALOZ SATURNINO
DATA : 22/12/2022
LOCAL: CDS

CARTILHA VIRTUAL: O INSTAGRAM COMO UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA TEMÁTICA RECURSOS HÍDRICOS.

Instagram; Recursos Hídricos; Ensino e aprendizagem; rede social.

O avanço tecnológico vem ganhando cada vez mais espaço na vida dos jovens da atualidade, especialmente, as redes sociais, como por exemplo o instagram, o que vem afetando a forma de aprendizado dos mesmos, visto que estes tendem a não se interessar mais por maneiras tradicionais de ensino nas escolas. Com isso, essa pesquisa tem como objetivo desenvolver uma cartilha digital sobre o uso da rede social Instagram na conservação dos recursos hídricos para docentes da Educação Básica, buscando demonstrar meios de utilização das redes sociais como uma sala de aula virtual, dentro do contexto da educação formal, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental II (EF II) do Distrito Federal (DF). Para isso, foi utilizada uma metodologia quali-quantitativa. Participaram dois professores da rede de ensino do DF, onde foi escolhida uma turma para ser GC e uma GE de cada. Constatou-se que os estudantes do GE se interessaram bastante na forma de aprendizado utilizando a produção de publicações para a rede social Instagram e percebeu-se um possível potencial na influência do aprendizado desses discentes. A Cartilha virtual foi de extrema importância para os docentes, visto que apresentou o passo-a-passo para eles conseguirem incluir a rede social em sala de aula.

Externa à Instituição - WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES - UFPE
Presidente - 2354612 - ANDREI DOMINGUES CECHIN
Interna - 1653424 - ANETE MARIA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 01/12/2022 08:53