Banca de QUALIFICAÇÃO: Claudia Amorim Madoz

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Claudia Amorim Madoz
DATA : 27/04/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto/ Videoconferência
TÍTULO:

O ESTUDO DO MEIO EM PARQUES URBANOS, NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO CERRADO: AMPLIANDO AS LENTES PARA O PARQUE ECOLÓGICO DA ASA SUL – BRASÍLIA


PALAVRAS-CHAVES:

Estudo do Meio; Aluno; Ensino-aprendizagem; Metodologia; Interdisciplinaridade.


PÁGINAS: 39
RESUMO:

A pesquisa busca metodologias e métodos que proporcionem conhecimento significativo

e que estimulem estudos mais aprofundados e em progressão. Para isso, consideramos, entre as várias

aprendizagens ativas, o “Estudo do Meio”, por trata-se de uma metodologia interdisciplinar que busca oferecer

aos estudantes e aos professores, uma aproximação a sua própria realidade, pela compreensão de um espaço

que se pretenda estudar. Assim, a dissertação tem como objetivo geral desenvolver o estudo do meio, enquanto

metodologia de ensino e aprendizagem do Cerrado, com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, em

uma unidade de conservação, o Parque Ecológico da Asa Sul. Os objetivos específicos concentram em

identificar as potencialidades e impactos socioambientais que comprometem a conservação do Parque

Ecológico da Asa Sul em Brasília; elaborar uma proposta de Sequência Didática, com base na metodologia

do estudo do meio, visando potencializar o ensino e aprendizagem do Cerrado; aplicar a sequência didática

para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental; avaliar a efetividade da Sequência Didática no processo de

ensino e aprendizagem iniciando-se pela realidade dos estudantes e ainda, produzir um atlas socioambiental

do Cerrado das ações realizadas com os estudantes. Os sujeitos da pesquisa contarão com três professores de

atividades, com dupla habilitação e cerca de cinquenta estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I da

Escola Classe 316 Sul – Asa Sul – Brasília/DF. E, como ponto de partida da pesquisa, entende-se que o Estudo

do Meio em parques urbanos, pode potencializar a construção do conhecimento sobre o Cerrado por meio da

vivência dos conteúdos e pelo desenvolvimento de habilidades socioambientais. Desse contexto, entende-se

que o contato direto com o parque ecológico, leva aos alunos, a uma aprendizagem significativa dos aspectos

físicos, humanos, ambientais, culturais e econômicos, pela integração entre os diferentes assuntos e matérias

aprendidas, e conduzir à consciência ecológica e na melhoria do desempenho escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1362555 - MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA
Interna - 3579024 - IZABEL CRISTINA BRUNO BACELLAR ZANETI
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDO DE CARLI LAUTERT - UFPR
Notícia cadastrada em: 18/04/2023 13:40
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