Banca de DEFESA: Leticia Zanholo Santos

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Leticia Zanholo Santos
DATA : 31/08/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Remoto/ Videoconferência
TÍTULO:

Plantas do Cerrado: ferramentas de aprendizagem em Ciências Ambientais


PALAVRAS-CHAVES:

Cerrado, biomas, plantas, sequência didática, métodos ativos.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

A pesquisa em epígrafe trata-se de uma proposta para incentivar os alunos do 5º ano a compreenderem a importância do uso sustentável das plantas do Cerrado e a necessidade da preservação para as gerações atuais e vindouras. Este trabalho fez parte de um projeto de pesquisa para o Mestrado Profissional em Ensino das Ciências Ambientais da Universidade de Brasília (UnB), câmpus Darcy Ribeiro. Tal pesquisa foi aplicada no Centro Educacional São Francisco de Assis, localizado na cidade de Palmas/TO, onde a pesquisadora é docente. O objetivo geral da pesquisa foi compreender se a percepção dos alunos acerca do Cerrado pode ser alterada por meio da utilização de uma sequência didática. A metodologia aplicada com os estudantes foi a pesquisa participante, e os alunos envolvidos tiveram um papel fundamental no seu desenvolvimento. Para tanto, a sequência didática realizada com os alunos trouxe ferramentas utilizadas nos métodos ativos como: jogos didáticos; debates sobre assuntos relevantes para a temática; e confecção de produtos artesanais (a partir de plantas do Cerrado). A sequência didática realizada nesta pesquisa foi dividida em cinco módulos: em três desses módulos, os alunos fizeram produções criativas; e, no último módulo, confeccionaram no laboratório produtos feitos a partir da matéria-prima de três plantas típicas do Cerrado. É imperioso ressaltar que esta pesquisa obteve resultados que demostram que os alunos puderam: vivenciar a experiência do trabalho em equipe; a interação com o meio ambiente por meio da aprendizagem sobre o bioma Cerrado, e do contato na prática com produtos confeccionados por eles. Por fim, considera-se que a adoção das plantas do Cerrado como componente didático-pedagógico mostrou-se uma alternativa que pode proporcionar uma aprendizagem significativa, interação com o meio ambiente e possibilidade de usufruir de seus recursos de forma sustentável.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - KATIA VIANA CAVALCANTE - UFAM
Externa à Instituição - DORIS SANTOS DE FARIA
Presidente - 1747768 - FERNANDO FABRIZ SODRE
Interna - 1816614 - VALERIA REGINA BELLOTTO
Notícia cadastrada em: 07/08/2023 11:11
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app44_Prod.sigaa38