IMPACTOS AMBIENTAIS NOS RECURSOS HÍDRICOS: PRÁTICAS INTEGRATIVAS NO ENSINO MÉDIO E
CONTRIBUIÇÃO PARA REFLEXÃO DA REALIDADE LOCAL
ensino médio; recursos hídricos; impactos ambientais
projeto apresentado propõe o uso do tema "uso e cobertura do solo e qualidade da água" como objeto de aprendizagem
aplicado nas disciplinas de Ciências Naturais, Sociais, Humanas e Linguagens no ensino médio. Para tornar essa abordagem
viável, foi realizado um estudo de caso com abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando observação direta e atividades
estruturadas para desenvolver um programa de intervenção ativa no ensino médio. As nascentes Capão Preto e Ipê e os cursos
do córrego Coqueiros, que ocorrem nos limites de uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) da Granja do Ipê e estão
próximos à unidade escolar que participa deste estudo, foram utilizados como espaços de investigação e estudo.
Apesar das dificuldades orçamentárias e estruturais comuns à educação pública brasileira, este projeto conseguiu demonstrar
a possibilidade de reorganização da prática pedagógica por meio da integração de práticas de ensino dinâmicas em uma
abordagem interdisciplinar utilizando o tema de uso e cobertura do solo e qualidade da água.
O fortalecimento das comunidades escolares e locais é um processo de longo prazo; no entanto, os frutos deste trabalho já
são evidentes: a publicação do artigo intitulado "O ensino de química nos moldes do novo ensino médio: uma oportunidade
para o estudo da legislação ambiental" na Revista Brasileira de Educação Ambiental (v. 18, nº 1, 2023, p. 412-431) e o produto
deste trabalho que será entregue ao final do curso.