Banca de DEFESA: Alexandre David Zeitune

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Alexandre David Zeitune
DATA : 18/07/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Remoto: https://meet.google.com/yty-mzuq-abt?authuser=0
TÍTULO:

APRENDIZAGEM ATIVA COM ALUNOSALTASHABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: AINFLUÊNCIA DOS CONDICIONANTES SOCIOAMBIENTAIS NAPROLIFERAÇÃO DEMOSQUITOSTRANSMISSORES DEDOENÇAS


PALAVRAS-CHAVES:

estratégias didático-pedagógicas, insetos vetores, resíduos sólidos



PÁGINAS: 225
RESUMO:

Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver estratégias didático-pedagógicas a partir da aprendizagem ativa com alunos com Altas Habilidades ou Superdotação e buscou ainda despertar nesses alunos uma consciência crítica quanto às questões socioambientais, pois este público do ensino especial necessita de estratégias  de enriquecimento educacional pautadas em seus interesses, habilidades e estilos de aprendizagem específicos, fundamentais para a construção do conhecimento a partir de suas realidades. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas reuniões prévias com os professores e alunos participantes, elaboração e aplicação  de questionário, diagnóstico inicial e final. Desenvolveram-se estratégias didático-pedagógicas para a aprendizagem ativa, contendo os cinco estágios para a análise socioambiental e o entendimento de condicionantes socioambientais na proliferação de mosquitos transmissores de doenças. Por meio de abordagens da aprendizagem ativa, tais como saídas de campo, debates em sala de aula, resolução de problemas,  experimentos práticos em laboratório, os alunos demonstraram autonomia e reflexões críticas sobre as influências socioambientais relacionadas aos mosquitos de interesse sanitário. Essas estratégias  foram fundamentais para ampliar o entendimento dos alunos sobre a temática de modo que pudessem construir seus conhecimentos sobre o aumento da população de mosquitos em suas comunidades. O desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, inovação, comunicação e trabalho em equipe foram fundamentais para que, ao término do estudo, os alunos pudessem apresentar os seus próprios projetos científicos.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1362555 - MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA
Interno - 2354612 - ANDREI DOMINGUES CECHIN
Interna - 1653424 - ANETE MARIA DE OLIVEIRA
Interno - 1439233 - PHILIPPE POMIER LAYRARGUES
Externa à Instituição - ALINE BESSA VELOSO - AEB
Notícia cadastrada em: 05/07/2024 08:23
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