A escola e o ensino das ciências ambientais pela perspectiva da Educação Ambiental Crítica: Sustentabilidade da Sociedade de Consumo em debate
Educação Ambiental Crítica. Sociedade de Consumo. Sustentabilidade. Ensino de Ciências. Ecologia Política.
A presente pesquisa, inserida na Linha de Atuação “Ambiente e Sociedade”, tem como propósito investigar formas de otimizar o ensino da educação ambiental nos anos iniciais da educação básica, a fim de aprofundar a compreensão da relação entre os padrões insustentáveis de produção e consumo e a Sociedade de Consumo. A partir da perspectiva da Educação Ambiental Crítica e da Ecologia Política, o estudo pretende analisar como práticas pedagógicas podem ser aprimoradas e inovadas para promover uma aprendizagem significativa e politicamente consciente em ciências ambientais. Para isso, serão realizados: (1) uma revisão sistemática da literatura sobre as relações entre sociedade de consumo e meio ambiente; (2) a identificação de lacunas e desafios na abordagem do tema no contexto educacional; e (3) o desenvolvimento de material didático que auxilie professores da rede pública na construção de práticas formativas críticas e transformadoras. A pesquisa busca contribuir para a qualidade do ensino de ciências ambientais, estimulando o desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade e fortalecendo o papel da educação na formação de cidadãos conscientes, críticos e atuantes frente aos desafios socioambientais contemporâneos.