FESTIVAL DE DANÇA E MÚSICA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE PLANALTINA-DF
Festival, Dança, Música, Geografia, Educação de Jovens e Adultos.
Nos últimos anos, especialmente após a pandemia de Covid-19, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem enfrentado desafios relacionados à motivação e permanência dos estudantes. Quando se trata da aprendizagem em Geografia esse contexto se torna ainda mais complexo, demandando dos docentes um olhar mais aguçado para as necessidades de aprendizagem e a motivação dos alunos. Neste sentido, o objetivo principal é analisar as contribuições do festival de dança e música como uma prática pedagógica inovadora para o ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos em Planaltina-DF, considerando as percepções de estudantes, professores e coordenadores intermediários envolvidos na experiência. A abordagem utiliza dança e música para trabalhar conceitos e categorias geográficas, como território, espaço e lugar, promovendo a compreensão das culturas e regiões brasileiras. Fundamentado em referenciais teóricos de Milton Santos, Libâneo, Cavalcanti, Freire, entre outros, o projeto busca integrar os planos de ensino da Geografia às vivências dos estudantes, valorizando suas experiências de vida e promovendo sentimentos de pertencimento e identidade cultural. A pesquisa se pautou pelo método de pesquisa participante, com a realização de grupos focais, com o objetivo de analisar a aprendizagem sobre a sociedade e identidade cultural e seus territórios, a partir das expressões da dança e da música, além de sentimentos de pertencimento no ambiente de interação com a proposta. As práticas produzidas pelos estudantes de acordo com temas geradores, são importantes, pois trata-se de um olhar sobre o meio em que vivem, sobre as diferentes culturas e regiões, sobre a linguagem que a dança quer expressar, no que diz respeito a identidade territorial e também sobre suas próprias experiências de vida. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa e participativa, com grupos focais realizados em duas unidades escolares, dentre dez participantes, para analisar as percepções de estudantes, professores e coordenadores intermediários sobre o impacto do festival no processo de aprendizagem. A utilização de temas geradores permite que os estudantes interpretem suas realidades, conectando o conhecimento geográfico ao cotidiano e à identidade territorial. Dessa forma, o estudo contribui para o desenvolvimento de metodologias ativas, que incentivam a permanência escolar e enriquecem o ensino na EJA.